Robert Danis e um passo gigante para a osteossíntese moderna
Inesquecível!
Recebi hoje, 20/09/2022, do Prof José Batista Volpon, uma surpresa valiosa, emocionante. Sempre fui grande admirador do seu trabalho e muito devo ao Prof. Volpon. Ensinou (e continua ensinando) uma infinidade de ortopedistas, com uma qualidade incomparável, sempre ressaltando o método e a disciplina como fatores primordiais na garantia do bom resultado cirúrgico aos seus pacientes. Orientado pelo professor Volpon, fizemos um estudo sobre entorses agudas de tornozelo, envolvendo artrografia e dissecção anatômica, publicado na Revista Brasileira de Ortopedia. Prof Volpon é uma referência de enorme envergadura na ortopedia pediátrica brasileira e internacional. Recebeu como presente, há muitos anos, um livro que pertenceu ao Prof. Marcondes, fundador do Departamento de Ortopedia no Hospital das Clínicas - FMRP USP, e hoje presenteou-me com este mesmo livro. Publicado em 1949, na França, o livro “Théorie et Pratique de L’Ostéosynthèse”, foi um marco no tratamento cirúrgico das fraturas, ao apresentar um novo implante para compressão de fraturas (“coapteur”), que resultava na consolidação primária das fraturas, algo totalmente disruptivo para a época. Seus trabalhos inspiraram um grupo de ortopedistas a revolucionar princípios e métodos de osteossíntese. Este grupo viria a tornar-se o hoje mundialmente conhecido grupo AO, fundação cuja sede fica em Davos, na Suíça. As técnicas AO, com o brilhante trabalho educacional ao redor do mundo, guiam hoje a osteossíntese, com os pilares de educação, pesquisa, ensino e instrumentação. Nosso HC é um reconhecido Centro AO desde 1998 e, seguindo os ensinamentos de nossos professores, tentamos manter o legado para as futuras gerações de ortopedistas. Recebo o livro honrado e imensamente agradecido, como uma relíquia a ser preservada com o máximo carinho. Assim como preservo os ensinamentos e o exemplo do Prof. Volpon, com quem aprendi como aluno, residente, médico assistente e, desde 2015, como colega de departamento.
Sobre Robert Danis (1880-1962):
Era um cirurgião geral belga lembrado principalmente por suas contribuições no campo da osteossíntese, uma subdisciplina médica atualmente conhecida como parte da cirurgia de trauma ortopédico. Seu primeiro livro sobre o assunto data 1932. Danis foi o primeiro a desenvolver um conceito para fixação interna de fratura biomecanicamente estável, criando e produzindo seus próprios parafusos e placas. Em 1938, ele produziu uma placa de aço com parafusos que exerciam compressão axial na superfície da fratura. Um dispositivo conhecido como "coapteur". Em 1949, ele relatou 1500 casos clínicos. Sua técnica cirúrgica com reposicionamento dos fragmentos ósseos (chamada tecnicamente de “redução”) e fixação com placas produzindo estabilidade absoluta permitiram movimento e reabilitação precoce, um dos quatro princípios do Grupo AO/ASIF [Arbeitsgemeinschaft für Osteosynthesefragen/Associação para o estudo da fixação interna], que é a fundação AO hoje. O trabalho clínico e científico de Danis chamou a atenção de Maurice Müller, um cirurgião e pesquisador suíço, que foi criador da AO/ASIF e um de seus fundadores. Ambos os cirurgiões se reuniram pessoalmente em Bruxelas, em 1950.
Fonte: Dauwe J, Nijs S, Gueorguiev B, Richards RG. In Memoriam : Robert Danis, an inspiration for Maurice Müller and origins of the AO Foundation. Acta Orthop Belg. 2020 Dec;86(4):577-579. PMID: 33861902.
Joelho, Trauma e Esporte










